Como usar o simulador

Para ter uma noção mais real do que pode acontecer à sua prestação, precisa de escolher o prazo da taxa Euribor (pode ser a três, a seis ou a 12 meses). A seguir coloque o mês em que aconteceu a última revisão da prestação e o spread que está associado ao contrato.

Ao colocar o valor em dívida e o número de prestações mensais em falta, o simulador apresenta-lhe a prestação atual.

Para perceber o que acontece à sua prestação com a evolução da Euribor, utilize a barra dinâmica disponível no simulador.

Há bancos que oferecem spreads de 0,5%.

Reveja as condições do seu crédito habitação com o Doutor Finanças e poupe na sua prestação.

Atenção ao prazo da Euribor

A escolha do prazo da Euribor é importante porque lhe dá uma noção mais real de como pode evoluir a sua prestação do crédito.

Por exemplo, em abril, a média da Euribor a 12 meses subiu para valores positivos, tendo mais do que duplicado de valor desde o início de 2022, o que implica que uma prestação de crédito com base neste indexante vai aumentar mais do que se estiver associada a outro prazo.

Ou seja, o valor destes indexantes é efetivamente diferente, por isso, é importante que escolha o que está associado ao seu contrato.

Se não sabe qual é o indexante, consulte o contrato.

O que é a taxa Euribor?

Esta taxa é calculada a partir da negociação entre determinados bancos. E depois funciona como indexante no crédito habitação.